Do nome A.F.B.P.
A associação de ajuda mútua entre seus Membros Associados adota o nome de ASSOCIAÇÃO DE FIDALGOS BRASILEIROS E PORTUGUESES, e a sigla A.F.B.P.:
ASSOCIAÇÃO - a organização adota o nome de Associação e servirá de referência nobiliárquica ao estudo da nobreza brasileira e portuguesa e sua publicação nos dois países. A referida A.F.B.P., como coisa instituída, definindo regulamentação e normas, é constituído como associação por associar pessoas reunidas mediante um mesmo estatuto e interesse, as quais serão denominados por “Membros Associados”.
DE FIDALGOS – Entende-se por Fidalgos, para efeitos de aceitação dos Membros Associados, os descendentes de pessoa nobilitada pelo poder régio durante a vigência do Império Brasileiro e da Monarquia em Portugal, em acordo com as especificações em vigor.
BRASILEIROS E PORTUGUESES – Apenas são admitidas na Associação pessoas que tenham antepassados nobilitados durante a vigência da Monarquia, quer no Brasil quer em Portugal, e nestes dois Países ou em Países que estiveram sob o domínio da Coroa Portuguesa durante o mesmo período.